JORGE BACELAR, RURALIDADES (2)

A propósito de uma conversa com Jorge Bacelar (pode ouvir e ver no link abaixo).

.

.

.

Jorge Bacelar, Ruralidades

.

.

.

Jorge Bacelar é veterinário de campo. No seu trabalho, cuidando e tratando dos animais, contacta com muitos agricultores. Do trabalho continuado, de mais de 20 anos, criaram-se relações de amizade. Para muitos, é o amigo Jorge.

Em 2013 inicia-se na fotografia. Começa a fotografar os agricultores com as suas famílias, os seus animais e as suas produções agrícolas. Nos próprios espaços: os estábulos, onde os animais estão. Ou na cozinha, espaço de estar, onde se senta e se partilham momentos, preocupações e, por vezes, refeições.

As fotografias são feitas com a luz existente, que entra por uma janela, uma porta. Fotografa sobretudo na Murtosa e Estarreja, onde vive. Mas também noutras zonas, onde foi convidado a expor, como em Figueira de Castelo Rodrigo ou no Rosmaninhal.

Em 2019 publicou o livro “Ruralidades”.

.

75332718_129080135165790_5353583134241718272_n

.

.

.

A convite da Associação FotografARTE, de Cantanhede, no passado dia 24 de setembro moderei on-line uma conversa com Jorge Bacelar, onde falou da sua vida, da sua fotografia, dos seus Amigos. E onde se partilharam algumas fotografias.

Pode ver aqui.

.

.

Pode conhecer melhor o trabalho de Jorge bacelar no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

Cortesia do Autor.

.

.

.

Advertisement