RODRIGO CARDOSO, COLOSSO, 2019

.

.

.

Rodrigo Cardoso

Colosso

Fotografia: Rodrigo Cardoso

Edição do Autor / Setembro . 2019

Português / 21,0 x 28,0 cm / 42 p.

Brochura / 30 ex., incluindo 5 ex. edição especial com uma fotografia assinada

ISBN: 9789892097626

.

.

.

.

Próximo da sua terra natal, aquele penhasco de rocha nua que se ergue na paisagem, que ele descobre ao percorrer o caminho, tem a imponência de um colosso.

Dos seus tempos de juventude, Rodrigo Cardoso conserva uma fotografia a cores, que integra a obra.

De tempos a tempos, como agora, refez o percurso para encontrar aquela massa, que ainda o impressiona.

É esse caminho que este livro faz, até, depois de uma última curva, encontrarmos o Colosso.

E a memória de Rodrigo Cardoso.

.

.

.

Rodrigo Cardoso, Colosso, 2019

.

.

77094662_2997071547022960_4458615703280287744_o

.

“Colosso”, o primeiro livro de Rodrigo Cardoso, foi desenvolvido na sequência do curso Projecto e Construção de um Livro, orientado por António Júlio Duarte e David-Alexandre Guéniot, no Atelier de Lisboa. Foi lançado na livraria STET – livros & fotografias, na Rua Acácio de Paiva, 20 A, em Alvalade, Lisboa, em 21 de novembro de 2019.

.

.

.

Rodrigo Cardoso (1973) é fotógrafo e vive em Lisboa.

Fez o curso de fotografia do Ar.Co – Arte e Comunicação, em 1996. Trabalhou como assistente de Luís de Barros, Jeff Bark, Paula Oudman e Julia Fullerton-Batten. Trabalha como fotógrafo a tempo inteiro desde 2000 em arquitetura e design de interior para os ateliers portugueses Anahory e Almeida, Maria da Paz Braga, Arkstudio. Faz retrato e fotografia editorial, contribuindo regularmente para a Monocle magazine, The New York Times, The Wall Street Journal, Ronda magazine e AFAR magazine. O seu trabalho tem sido publicado no Kinfolk magazine, Freunde von Freunden, The Spaces, Above Sea Level magazine, GEO magazine, Open House magazine.

‘Colosso’ é o seu primeiro livro.

.

.

.

Esta série, juntamente com “Drift” de Hélio Marques Pereira, e “Dissecar”, de João Mota da Costa, integram a exposição “Looking in Different Ways”, com curadoria de Emília Tavares, que se apresenta em Torres Vedras, na Cooperativa de Comunicação e Cultura – Câmara Clara, na Rua da Cruz, 9A  e Câmara Escura, Rua da Cruz, 13, de 8 de janeiro a 15 de abril de 2021.

.

.

Conjuntamente com “PIN”, de João Mota da Costa, apresenta-se em Tomar, na Casa dos Cubos, na Av. Norton de Matos, 42, de 17 de abril a 6 de junho, constituindo a primeira de uma série de 3 do Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, organizada pelo CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.

.

.

Sobre esta exposição escreve João Henriques, comissário:

Entre ambos os projectos note-se o comum desejo de amplificar o modelo de consumo visual da paisagem, prescindindo de uma representação de lugares comuns, temáticos e formais: se no caso do PIN a destruição, apesar disso, pode ser estetizada, a estética parece funcionar mais como um isco que nos chama a atenção para o deplorável, e para a natureza política do território e da paisagem, sobretudo nesse lugar tão marcante da identidade territorial portuguesa que é a costa marítima. Já no caso de Colosso, é-nos sugerida uma construção subtil, em diferentes Iayers, onde o tempo, o homem, o fotógrafo, constroem o lugar, real e figurativamente, em ambos os casos enriquecendo o vocabulário e o imaginário sobre o território.

.

.

António Bracons, Rodrigo Cardoso, Aspetos da exposição, 2021

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Rodrigo Cardoso aqui.

.

Pode ver no Fascínio da Fotografia sobre “Drift” de Hélio Marques Pereira, aqui, sobre “Dissecar”, de João Mota da Costa, aqui e sobre “PIN”, aqui.

.

.

Atualizado em 27.04.2021.

.

.

.