COLECTIVA 20 ALUNOS DO IPF

Exposição na Casa da Imprensa, R. da Horta Seca, 20, em Lisboa, de 7 de setembro a 7 de outubro 2022.

.

.

.

Sobre a exposição lemos:

.

Na sequência das ações de divulgação que a Casa da Imprensa tem realizado na última década para a promoção de fotojornalismo em Portugal, através de exposições, da edição de publicações ou da organização de debates, a Casa de Imprensa apresenta, em co-organização com a associação CC11, a exposição de fotografia COLECTIVA de 20 Estudantes do IPF, com a curadoria dos professores Carla Fragata, José Carlos Carvalho e José Manuel Ribeiro.

Como descreve o texto de apresentação: “A diversidade dos seus olhares é tão ampla como as suas origens e percursos. Vieram do Brasil, da Alemanha, de Itália, do Algarve, de Leiria e do Porto, estudaram antes jornalismo, belas artes, cinema, direito, dança e no final dos seus estudos de fotografia no IPF, uma vez mais juntaram-se neste projecto de uma exposição colectiva. Na mais antiga escola de fotografia em Portugal, renovaram a sua paixão e ambição na fotografia e ensaiaram pedagogicamente o mundo ‘romântico’ do fotojornalismo.”

A visita à exposição é mais ampla que as fotografias aí expostas, pois através de links fornecidos pelos autores em QR codes, podemos ter acesso aos projectos e portfólios [ver abaixo] de Alexandra Paramêrs, Catarina Santos, Gonçalo Rabiais, Joana Coelho, João G. Azevedo, João Vilaça, Luis Rossa, Magdalena Seidenspinner, Marco Soares, Francisca Leitão, Marta Diegues dos Santos, Pedro Nogueira, Pedro Antunes Figueira, Pedro Rosário Nunes, Raquel Martins, Rui Barroso, Rui Costa, Stefano Melis, Vanda Pereira e Vitória Moleirinho.

A exposição inaugura a 7 de Setembro, com a presença dos autores e decorre até 7 de Outubro. No período em que a exposição está patente serão organizadas visitas comentadas, em datas a anunciar, e ainda um debate aberto ao público no seu último dia, onde se vão abordar as “Perspectivas do Fotojornalismo em Portugal”.

.

Apresento de seguida os trabalhos dos vários autores (por ordem alfabética), em conjuntos de 5 autores, para facilitar a identificação. Abaixo, o ficheiro com os links fornecidos pelos autores em QR codes, permite conhecer melhor o trabalho de cada um (não está por ordem alfabética).

.

.

Alexandra Paramêrs – Catarina Santos – Francisca Leitão – Gonçalo Rabiais – Joana Coelho

.

João G. Azevedo – João Vilaça – Luís Rossa – Magdalena Seidenspinner – Marco Soares

.

Marta Diegues dos Santos – Pedro Antunes Figueira – Pedro Nogueira –Pedro Rosário Nunes – Raquel Martins

.

Rui Barroso – Rui Costa – Stefano Melis – Vanda Pereira – Vitória Moleirinho

.

.

.

Pode ler aqui sobre cada um dos projetos, bem como as notas biográficas dos autores:

.

.

.

.

A exposição “COLECTIVA 20 ESTUDANTES DO IPF”, com trabalhos de Alexandra Paramêrs, Catarina Santos, Francisca Leitão, Gonçalo Rabiais, Joana Coelho, João G. Azevedo, João Vilaça, Luis Rossa, Magdalena Seidenspinner, Marco Soares, Marta Diegues dos Santos, Pedro Antunes Figueira, Pedro Nogueira, Pedro Rosário Nunes, Raquel Martins, Rui Barroso, Rui Costa, Stefano Melis, Vanda Pereira e Vitória Moleirinho, organizada pelo IPF e pelo CC11, está patente na Casa da Imprensa, R. da Horta Seca, 20, em Lisboa, de 7 de setembro a 7 de outubro 2022.

.

.

.

.

Cortesia: CC11.

.

.

.