DIAKUYU, OBRIGADO. FOTÓGRAFOS E ARTISTAS COM A UCRÂNIA

Exposição solidária com recolha de fundos para apoio aos refugiados ucranianos em Portugal, na Galeria Santa Maria Maior, de 12 de maio a 4 de junho de 2022.

.

.

.

Diakuyu | дякую | Obrigado | Fotógrafos e artistas com a Ucrânia é uma “Exposição solidária com recolha de fundos para apoio aos refugiados ucranianos em Portugal, através da Associação Ukrainian Refugees UAPT referenciada pela Embaixada da Ucrânia em Portugal. (…)” As fotografias doadas por 60 fotógrafos e as obras de 3 artistas, podem ser adquiridas no decorrer da exposição.

.

.

O título da exposicão, Diakuyu, ou obrigado em ucraniano, significa uma homenagem e agradecimento ao povo ucraniano, que não está só a lutar em causa própria, mas para a defesa de valores universais da humanidade como a liberdade e a justiça.

Andamos sempre a dizer nunca mais, nunca mais, uma e outra vez nunca mais.

Parece às vezes que o que fazemos contra a Guerra não serve para nada, mas algum nada temos de fazer“, escreve Rui Cardoso Martins no texto de apresentação.

Para esta causa participam doze fotojornalistas que estiveram em reportagem na Ucrânia após a invasão da Rússia, a que se juntam 48 fotógrafas e fotógrafos, representantes de várias gerações, e ainda três artistas plásticos com ligação á Galeria Santa Maria Maior. Todos os autores doaram uma obra para venda solidária durante o período em que a exposição está patente.

A Junta de Freguesia e a CC11 vão organizar, durante este período, momentos musicais todas as sextas feiras ao final do dia e debates todos os sábados à tarde, com jornalistas da imprensa escrita, da rádio e da televisão, que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o conflito. Eventos de entrada livre, para maximizar a afluência dos cidadãos e incentivar o seu apoio a esta causa.

.

Autores: Adriano Miranda, Alexandre Almeida, Alfredo Cunha, Ana Baião, Ana Brígida, André Alves, António Faria, António Júlio Duarte, António Pedro Ferreira, António Pedro Santos, António Pedrosa, Arlindo Camacho, Augusto Brázio, Bruno Rascão, Bruno Santos, Céu Guarda, Clara Azevedo, Daniel Blaufuks, Daniel Rocha, Daniel Rodrigues, Diana Tinoco, Eduardo Leal, Gonçalo Delgado, Horacio Villalobos, João Carlos Santos, João Francisco Vilhena, João Mariano, João Pina, João Porfírio, José António Rodrigues, José Bacelar, José Carlos Carvalho, José Sarmento Matos, José Sena Goulão, Leonel de Castro, Luís Filipe Catarino, Luísa Ferreira, Maria Beatitude, Mário Cruz, Miguel A Lopes, Miguel Madeira, Miguel Manso, Nuno André Ferreira, Nuno Botelho, Nuno Fox, Nuno Veiga, Patrícia de Melo Moreira, Paulo Nunes Santos, Paulo Pimenta, Pedro Letria, Pedro Nunes, Rita Carmo, Rodrigo Cabrita, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Rui Gaudêncio, Rui Oliveira, Rui Soares, Sara Domingos, Sérgio Rolando, Tiago Miranda, Valter Vinagre e Vera Marmelo.

Complementarmente, será [foi] inaugurada a 20 de Maio, na Galeria Carlos Paredes, na Sociedade Portuguesa de Autores, a exposicão Diakuyu | дякую | Obrigado – Fotojornalistas portugueses na Ucrânia, com curadoria de Alexandre Almeida, dos doze fotojornalistas portugueses que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o período do conflito com a Rússia: Adriano Miranda, André Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda. Uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Autores e da CC11 com apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

.

.

.

Fotografias de: Alexandre Almeida, Ana Brígida, António Júlio Duarte, André Alves, Adriano Miranda, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, José Carlos Carvalho, João Mariano, João Porfírio, Miguel A Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Tiago Miranda

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição e Conversa com Miguel Manso, Ana França e Rui Caria, 06.2022

As imagens vendidas foram sendo substituídas por impressões simples em papel A4.

.

.

.

.

A exposição solidária Diakuyu | дякую | Obrigado – Fotógrafos e artistas com a Ucrânia, reúne obras de 60 fotógrafos e 3 artistas plásticos, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e pela CC11, com o apoio da Fineprint e da Sociedade Portuguesa de Autores, está patente na Galeria Santa Maria Maior, na Rua da Madalena, 147, em Lisboa, de 12 de maio a 4 de junho de 2022, terça a sábado das 15H00 às 20H00.

.

Paralelamente decorreram diversas apresentações musicais e conversas:

.

.

.

.

Pode saber mais sobre a Associação Ukrainian Refugees UAPT, aqui.

Atualizado em 07.06.2022.

.

.

.

Advertisement