ATER: O NEGRO MATE…

Fotografia de Alberto Franco Díaz, Augusto Brázio, Cláudio Garrudo, Inês D’Orey, exposição da Galeria das Salgadeiras na Projekteria Art Gallery, em Barcelona, até 06.06.2022.

.

.

.

Ana Matos na Folha de sala regista:

.
«Ater», negro mate em latim, parte, portanto, de uma premissa de rebeldia, uma declaração de intenções, um trazer a si, e de modo consequente, a acutilante e peremptória assunção do artista como etnógrafo, vanguardista no pensamento, contemporâneo na forma e no conteúdo, um “return of the real” de Foster. O tempo marcado numa velha enciclopédia de História de Arte de Alberto Franco Díaz. Uma deambulação pelo Portugal mais profundo e tradicional de Augusto Brázio, onde, em certa medida, se confrontam o imaginário de um passado já, então, salazarento com o lustre que projecta para um outro “tempo novo”. A atmosfera de sonho que da sua negritude tentam emergir sinais de esperança e de seduzir para o que está além da própria imagem. O lugar de intimidade, do recato e da luz de Inês d’Orey, recuperando os versos de Fernando Pessoa “Não quero ir onde não há luz”. 

.

.

.

Alberto Franco Díaz, Orígenes del arte ocidental, da série “Grolier”, 2020 (Tintas pigmentadas. 30 x 24 cm) – Augusto Brázio, “Sem título”, da série “BANG!”, 2016 (Tintas pigmentadas s/ fine art paper. 99,5 x 69,5 cm) – Cláudio Garrudo, “Calhau #01”, da série “Calhau”, 2022 (Tintas pigmentadas sobre papel doubleweight. 40 x 33 cm) – Inês D’Orey, Meguro, da série “Antecâmera”, 2020 (Impressão backlit para caixa de luz. 36,5 x 35,4 cm, fotografia / 54 x 37 x 23 cm, caixa de luz).

.

.

.

.

Organizada pela Galeria das Salgadeiras (R. da Atalaia, Lisboa) e depois de apresentado em Lisboa, em 2019 e em Madrid, em 2020, “ATER” continua a sua digressão internacional, integrando a série “Grolier” do fotógrafo espanhol Albert Franco Díaz, a nova série “Calhau” de Cláudio Garrudo e fotografias inéditas da série “Antecâmera” de Inês d’Orey. Com curadoria de Ana Matos e Meritxell Alvarez,  apresenta-se na Projekteria Art Gallery, na calle Ricart, 19, em Barcelona, Espanha, de 7 de abril a 6 de junho de 2022.

.

.

.

Advertisement