EXTENDED ATLAS . PARALLEL REVIEW LISBOA 2021

Exposição no espaço exterior do Mercado de Alvalade Norte, EM Lisboa, de 9 de setembro a 18 de novembro de 2021.

.

.

.

.

.

Não é comum vermos em Portugal exposições fotográficas no espaço público. Por isso, a exposição que se apresenta no espaço exterior do Mercado de Alvalade Norte, no muro do parque de estacionamento, merece destaque. Não sendo propriamente zona de passagem, permite ver com alguma calma e sem perturbação a exposição, que se apresenta com as fotografias coladas sobre a parede, como ‘cartazes’.

.

Refere Sandra Vieira Jürgens, curadora da exposição:

Esta exposição em espaço público, localizada na área exterior do Mercado de Alvalade, reúne uma vasta seleção de obras de artistas participantes nas exposições e iniciativas nacionais e internacionais da PARALLEL, desde 2017.

O grande mural que recebe a exposição representa uma incursão na cidade das surpreendentes interpelações atuais da fotografia, de que pretendemos dar visibilidade alargada. O mote foi a constituição de uma quase-arqueologia de propostas narrativas, reflexivas e sequenciais da prática fotográfica, resultantes do resgate de fotografias do arquivo PARALLEL, na riqueza e diversidade das suas linguagens e estéticas.

Nesse sentido quisemos mostrar sobretudo a natureza, o caminho e os desafios permanentes da fotografia, destacando o potencial simbólico das imagens e a sua capacidade de originar diálogos cruzados entre o passado e o presente, a realidade e o pensamento abstrato, a partir de múltiplos autores, objetos e geografias. O mural que a todos convoca é: uma extensão do nosso olhar e uma inscrição, no corpo citadino, da infinita plasticidade da arte fotográfica.

.

A exposição apresenta fotografias dos artistas: Ana Zibelnik, Andrej Lamut, Anka Gregorczyk, Antonina Gugata, Caroline Kolman, Charlotte Mano, Cian Burke, Dániel Szalai, Diego Ballestrasse, Emanuel Cederqvist  & Axel Hamberg, Federico Ciamei, George Selley, Georgs Avetisjans, Glorija Lizde, Hannamari Shakya, Inês Marinho & Negar Yaghmaian, Jessica Wolfelsperger, Joachim Bøgedal, Johanna Karjalainen, José Alves, Joséphine Desmenez, Louisa Boeszoermeny, Mark McGuinness, Mateusz Kowalik, Nuno Barroso, Rocco Venezia, Sinead Kennedy. No último painel, as fotografias estão identificadas com os autores.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2021

.

.

.

A exposição “Extended Atlas”, integrada no Parallel Review Lisboa 2021, está patente em Lisboa, no espaço exterior do Mercado de Alvalade Norte, de 9 de Setembro a 18 de novembro de 2021 (finissage, 18:00 às 22:00, com a curadora; inicialmente até 31 de Outubro).

Foi editado um jornal da exposição que reproduz as imagens expostas (27,8 x 33,9 cm, 24 pp., não numeradas), além de integrar diversos textos e informações.

.

.

.

No âmbito do Parallel Review Lisboa 2021 tiveram lugar diversos workshops e conversas*, no dia 11.09, entre as 14:00 e as 18:00, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, em Lisboa (* anunciadas em tempo, na Agenda de Eventos . Julho – Setembro 2021):

.

.

Ilios Willemars, Ph.D. – Leiden University, Louisa Boeszoermeny – Artista PARALLEL, Jessica Wolfelsperger – Artista PARALLEL / Who?: On subjectivity, limits, and portraiture
14h00 – 15h00
.
Colectivo 249, Torres Novas, Inês Marinho – Artista PARALLEL, Fábio Cunha – Artista PARALLEL / Local-ities: the plasticity of memory-based and archival artistic practices
15h30 – 16h30
.
Diana Gonçalves, Ph.D. – FCH-Católica, Jordi Barreras – Artista PARALLEL, Daniel Szálai – Artista PARALLEL / (In)habiting: on the spatiality of being
17h00 – 18h00

.

.

.

.

A PARALLEL é uma plataforma para a fotografia contemporânea que reúne 16 instituições culturais Europeias e que desde 2017 tem vindo a trabalhar com artistas e curadores emergentes de todo o mundo com o objectivo de quebrar barreiras pré-estabelecidas das mais variadas naturezas e desencadear uma forma de trabalho mais participativa, inclusiva, comunitária e horizontal.

Ao mesmo tempo que são promovidas várias exposições nas instituições de arte contemporânea da Europa a PARALLEL pretende dotar todos aqueles que dela fazem parte de ferramentas para a integração no mercado de trabalho.

A PARALLEL foi criada e é gerida pela Procur.arte, associação cultural situada em Lisboa, e é co-financiada pelo programa Europa Criativa.

.

.

.

Sobre a Parallel – European Photo based Platform no FF, aqui. Pode ver sobre a exposição, aqui (Youtube).

.

.

.

Advertisement