AGENDA . IMAGO LISBOA PHOTO FESTIVAL 2021

Em Lisboa, de 1 a 31 de outubro de 2021 (pontualmente, alguns eventos e exposições para além destas datas).

.

.

.

.

.

A 3ª edição do festival IMAGO LISBOA evidencia o seu crescimento consolidado.

O festival organiza-se em torno de duas temáticas: The Family in Transition (integralmente apresentada nas Carpintarias de São Lázaro) e Rethinking Nature/Rethinking Landscape (disseminada em vários espaços), que constituem o mote para reflexão em torno de questões fundamentais da atual sociedade.

Na fusão de ambas as temáticas, apresentam-se três séries de Joakim Esklidsen, cuja obra é exposta pela primeira vez no nosso país e que poderá ser visitada no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Também numa nova colaboração com o projeto Salut au Monde, apresenta-se na SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes) a exposição We are Family que bebe a influência da mítica exposição The Family of Man, no MoMA em 1955.

A presença portuguesa está a cargo de Pauliana Valente Pimentel cuja obra Ask the Kids, retrata uma franja de jovens portuenses.

Devido à situação pandémica não foi possível, em 2020, realizar o projeto de leitura de portfolios – Lisboa Meeting Point, onde, supostamente, se expunha a obra de Mikhail Bushkov, artista vencedor. Assim, o seu trabalho Zürich bem como da sua mulher Olga Bushkova apresentam-se na novel Galeria Imago Lisboa.

Marginalmente à programação oficial, devemos salientar a crescente colaboração de galerias e outros espaços expositivos que se associam ao evento.

Em paralelo às exposições estão programadas um conjunto de ações tendentes à motivação e participação de públicos diversos.

.

A Organização  

.

.

.

Para além das exposições, haverá uma programação paralela que apela à participação de públicos diversos: Workshops, Atelier, Conferências e Projeções de Cinema, algumas das quais em dois locais em diferentes datas. Começo por apresentar estas atividades e depois as exposições.

.

.

.

EVENTOS

.

.

Fotografia Ambulante / Uma breve História da Fotografia e seus Movimentos / Rui Prata

.

Lisboa: Biblioteca Palácio Galveias / Campo Pequeno

23.09.2021 – 18:30h

.

.

.

Pauliana Valente Pimentel / Livros “Quel Pedra” e “O narcisismo das pequenas diferenças”

Pauliana_Valente_pimentel-O Narcisismo (2)

Org. Photobook Club Lisboa. On-line

01.10.2021 – 19:30

Sessão online gratuita, mediante prévia inscrição: <theportfolioproject@gmail.com>

Sobre “O narcisismo das pequenas diferenças” no FF, aqui.

.

.

.

Lisbon Photo Book Fair Preview / Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

.

Lisboa: IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem / Av. Conde Valbom 102B

02.10.2021 – 10:30h – 19:00h

.

Desde 2010 que a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem procurado reunir e fomentar todos os que desenvolvem trabalho no domínio da edição de trabalhos fotográficos em formato livro – fotógrafos, editores, livreiros e durante um fim de semana, e ter assim, uma mostra representativa do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Em 2021, em antecipação à data habitual da Feira, sempre no último fim de semana de novembro, e em conjunto com o Festival Imago Lisboa apresenta a LPBF Preview.

A LFBF Preview é um evento de um dia e contará com um ciclo de conversas em torno da edição em livro, com alguns dos fotógrafos presentes na edição 2021 do Festival Imago e ainda com um mercado de fotolivros, onde poderão ser encontrados vários dos livreiros e editores, que habitualmente estão presentes durante a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa.

.

.

.

Fotografia Ambulante / Uma breve História da Fotografia e seus Movimentos / Rui Prata

.

Lisboa: Biblioteca de Marvila / Rua António Gedeão

02.10.2021 – 17h

.

.

.

Debate / A fotografia perante o desafio ambiental: Estratégias e Horizontes / Céu Guarda, Paulo Catrica / Moderação: João Henriques

A partir do visionamento de:

Slide Show / Rethinking Nature, 2021, HD 30’

Fotógrafos Participantes: Renate Aller, Anita Allyn, Rui Delgado Alves, Regina Anzenberger, Natascha Auenhammer, Sophia Ausweger, BrittaBaumann, Elisa Bernhardt, Anna Bischof, Phillipa Bloom, Elizabeth Philotera Bourne, Isabelle Boutriau, Michaela Bruckmüller, Kati Bruder, Elena Aya Bundurakis, Emanuel Cederqvist, Aakriti Chandervanshi, Julius Werner Chromecek, Maurizio Cirillo, Noemi Comi, Martijn de Vries, Matteo Delred, Julia Dorninger, Claudia Dorninger-Lehner, Carmen Eigner, Jonas Fischer, Claudia Fritz, Anita Fuchs, Sarah Gerats, Abhijeet Ghosh, Anne Glassner, Michael Goldgruber, Paul Hart, Beatriz Hasler, Peter Hellekalek, Stein Henningsen, Thelma Herzl, Julia Hitthaler, Luisa Hübner, Regina Hügli, Sabine Jelinek, Oğuz Karakütük, Alek Kawka, Barbara Kenedi, Mathias Kessler, Seulki Ki, Bettina Koller, Genoveva Kriechbaum, Elena Kristofor, Calin Kruse, Claire Laude, Belinda Lawley, Eduardo Leal, Wolfgang Lehrner, Pietro Lo Casto, Catherine Ludwig, Leonardo Magrelli, Sonia Mangiapane, Javier Martínez, MarkMartinko, Pavel Matousek, Sissa Micheli, Martina Mikulka, Claudia Milena, Charlie Morris, Yola Moschitz, SanaMurad, Franziska Nagelová, Michaela Nagyidaiová, Maria Oliveira, Šimon Parec, Benedikt Partenheimer, IsabellePateer, Johannes Plate, Marta Pohlmann-Kryszkiewicz, Ligia Popławska, Herwig Prammer, Kaveer Rai, NazaninRaissi, Bärbel Reinhard, Simona Reisch, Francisco Ricarte, Peter Rieser, Massimiliano Rossetto, Georg Rothmann, Kai Ruhland, Ioanna Sakellaraki, Marie Sauerhöfer, Liddy Scheffknecht, Michelle Schmollgruber, Anna Siggelkow, NicoleSix und Paul Petritsch, Jakob Sohm, İrem Sözen, Laura Sperl, Rudolf Strobl, Kenan Šutković, Ahmad Tahmasi, Wie-yiTakasaki-Lauw, Aram Tanis, Merve Terzi, Giulia Turro, Robert Vanis, Cristiano Volk, Alice von Alten, Vanja Vukovic, Linda Zechmeister, Alexandra Zedtwitz, Sula Zimmerberger.

Lisboa: IPCI – Instituto de Produção e Comunicação de Imagem / Av. Conde Valbom 102B

07.10.2021 – 21:30h

.

No início do ano, os festivais de fotografia de Viena (FOTO WIEN), Luxemburgo (Mois Européen de la Photographie Luxemburgo) e Lisboa (IMAGO LISBOA) lançaram uma open call internacional sobre o tema “Rethinking Nature”. Das 168 participações de 74 países, foram seleccionados 110 artistas e foi produzida uma apresentação de slides contendo imagens que demonstram de forma convincente a importância da fotografia em relação ao tema Homem e Natureza. A apresentação dos slides Rethinking Nature reúne uma grande variedade de pontos de vista sobre a natureza que ilustram, filtram e analisam a ambiguidade presente da nossa visão – parte, habitação sentimental em contemplação nostálgica, parte, ilustração de destruição e exploração do meio ambiente. A distância que a tradução artística não pode evitar colocar entre nós e o sujeito, exige que reconsideremos os múltiplos significados da natureza. Colocar as coisas a uma certa distância tem o potencial de trazer um amplo leque de diferentes pontos de vista sobre a fotografia de paisagem. As imagens seleccionadas cobrem um amplo espectro de pensamento artístico que vai da meditação filosófica ao conceito, do documento ao novo romantismo. A compilação de diferentes posições, combinada com a música composta para este slideshow em particular, proporciona uma experiência audiovisual com múltiplas facetas que exploram as relações muito pessoais que temos com a natureza.

.

.

.

Masterclass / Miguel Henriques: Oriente – dois espaços urbanos

A partir de dois livros seus: “Parque das Nações”, 2020; e “Olivais”, 2014, aborda o processo de construção do livro de fotografia. Inclui visita guiada à exposição.

Lisboa: IPCI – Instituto de Produção e Comunicação de Imagem / Av. Conde Valbom 102B

09.10.2021 – 15.30h

Pode ver no FF sobre os livros “Olivais”, 2014, aqui e “Parque das Nações”, 2020, aqui e aqui.

.

.

.

Documentário / Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração

Realização: Fernando Almeida e João Campos, Doc. HD 90’

Lisboa: Museu do Aljube Liberdade e Resistência / Rua de Augusto Rosa 42

10.10.2021 – 15h

.

Aos flagelados do vento leste a estiagem já não os afunda o medo…

Como um bilhete-postal, a ideia ressoa em jeito de poema, clamando perseverança no infortúnio. A viagem de Cabo Verde das tripas coração inaugura-se pela aridez do ondulado vulcânico, atravessado por depauperadas habitações e o mais que a elas se acolhe, para nos conduzir aos restos mortais do Tarrafal, memória de flagelos vetustos.

O impulso da vida reclama, porém, audácia e criatividade. Policromias arrojadas estampam-se nas paredes e as músicas vão impondo ritmo aos corpos, enquanto a coragem da denúncia se assume: na ilha do Fogo, a gestão do socorro governamental, a quando o vulcão de 2014, ainda provoca críticas… Aos flagelados do presente há que permitir ver o universo nos grãos da areia negra – escutaríamos antes, enquanto a expedição subia à intimidade dos «rebelados» que, ainda em tempo de Tarrafal, recusaram os «padres de batina branca». Hoje, porém, a originalidade da alma feminina convive com a alvura clerical, da garrida Festa de Nhô Filipe. Colonialismo não rimou só com flagelação; por isso, o amor aos clubes da pátria antiga, ainda resiste…

Fernando Almeida e João Campos não se esquivaram de Cesária Évora – imperdoável era negarem-nos a prodigiosa entrevista com Manu Lima. Estejamos atentos! De caminho, Luís Batista – herdeiro do fabrico e do manuseio de cavaquinhos – é fiador da paternidade bracarense do instrumento. E da pátria atual, a música e a pintura unem-se para preservar memória de Amílcar Cabral e do partido que fundou. Ao despedir-se, a viagem honra a sua legenda, oportuna e certeira. As solidões várias da nação verde soltam de novo a poesia: «…quando um homem não se sente bem, põe a trouxa às costas…».

Mário Robalo

.

.

.

Lançamento do Livro de Fotografia / João Mariano, “Entre as Águas”, 2021 / Apresentação: José Maurício

Lisboa: Galeria Imago Lisboa / Rua do Vale de Santo António 50C

16.10.2021 – 17h30

.

«(…) a ribeira que nasce na vertente noroeste do alto da serra de Monchique, junto à Fóia, e desce sinuosa e ondulante até à Ponta Viva, na praia da Amoreira, em Aljezur, sempre foi uma referência afectiva. Acompanhou toda a minha infância, adolescência e continua a acompanhar a minha existência. Foi nela que dei os primeiros mergulhos, foi nela que pesquei os primeiros bordalos, com os amigos, e enguias com o meu pai, foi nela que apanhei à mão pequenos cágados, com os quais brincava em criança… Percorri as suas margens e o seu leito vezes sem conta. Nadei e naveguei de canoa nas suas águas, outras tantas… Inconscientemente, sem conseguir resistir ao seu “water appeal”! Agora, com este trabalho, perscrutei a sua alma, entrei profundamente no seu interior e conheci-a ainda mais a fundo. Este é o meu singular tributo a este ziguezagueante ser telúrico recheado de água, cascalho, areia e rochedos … (…)»

.

.

.

Slide Show / Rethinking Nature

Lisboa: IMAGO Garage / Rua do Vale de Santo António 50C

22.10.2021 – 21:30h

.

.

.

The Family in Transition / Família e Representação: entre o Conceito e o Preconceito / Pauliana Pimentel (Fotógrafa), Paulo Côrte-Real (Professor, Ativista) / Moderação: Ulika Paixão Franco (Jornalista)

Diana Velasco, Family Album II – Catherine Panebianco, No Memory is Ever Alone

.

Lisboa: Carpintarias de São Lázaro / Rua de São Lázaro 72

23.10.2021 – 17h

.

Um dos eixos temáticos da edição deste ano do IMAGO é a Família em Transição, visível num conjunto de exposições nas Carpintarias de São Lázaro. Constituindo o núcleo central da presença humana no Mundo, seja do ponto de vista estrutural, funcional, e até económico, a origem, definição, e vivência contemporânea da família tem sido, contudo, território de contestação, mas também de afirmação de novas práticas e identidades. Às questões ligadas à representação visual e linguística da família, um grupo de convidados conversará ainda sobre monoparentalidade, casamento, homoparentalidade, funcionalidade e felicidade.

.

.

.

Workshop / Laboratório de Criação: Paisagens Consentidas

Org.: Tira-Olhos Associação de Fotografia Experimental / Rua Jacinto Nunes 8B

 9, 10, 16 e 17.10.2021 – 09:00h às 13:00h | 14:00h às 17:00h (total: 28h)

Máx. 5 participantes. Informações e inscrições (280.00 €) até 1/10 para: <tiraolhos.info@gmail.com>

Sobre a Tira-Olhos no FF, aqui.

.

O Laboratório de Criação: Paisagens Consentidas procura explorar modos de fazer mais compassados e alinhados com as dinâmicas da natureza, promovendo o desenvolvimento de projetos que reflitam sobre a relação entre natural e o tempo cronológico. Ao longo das quatro sessões os participantes terão contacto com diferentes processos de criação, bem como suportes, e poderão compor as suas representações a partir de um passeio inaugural realizado em torno de terrenos baldios onde a vegetação espontânea se confronta com as mais variadas intervenções urbanísticas. A partir das técnicas de criação apresentadas, os participantes serão livres de explorar as que desejarem, podendo desenvolver composições de pequena, média ou grande escala, em suportes mais ou menos convencionais. Durante todas as etapas os participantes terão o acompanhamento de Paula Lourenço e Sofia Silva, autoras, experimentalistas e associadas fundadoras da Tira-Olhos. O workshop terá 28h, 7h diárias repartidas por 4 dias. As inscrições são necessárias e limitadas a 5 participantes.

.

.

.

Workshop / Manual de resiliência para fotógrafos contemporâneos #01 / Pedro Gil e Susana Paiva

Org.: EIF – Escola Informal de Fotografia. 2 sessões presenciais e 2 sessões on-line. Máximo 6 participantes.

Lisboa: Galeria IMAGO / Rua do Vale de Santo António 50C

23.10 e 13, 20 e 27.11.2021 – 14h30 às 18h30 (total: 16 h)

Informações e inscrições (200.00 €) até 10.10 para: <paivasusana@mac.com>

.

Manual de resiliência para fotógrafos contemporâneos é um pequeno ciclo de ações formativas de reflexão, criação e comunicação na área da fotografia contemporânea que equacionam as possibilidades de continuar a criar, no território da fotografia de autor.

Desenvolvido pela EIF – Escola Informal de Fotografia, é orientado pelos criadores Pedro Gil e Susana Paiva.

.

.

.

.

EXPOSIÇÕES

.

.

Joakim Eskildsen / Home Works / Cornwall / Cuban Studies

Joakim Eskildsen, Home Works, Cornwall, Cuban Studies

.

Lisboa: MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea / R. Serpa Pinto 4

Inaugura a 13 de Outubro às 18:00h 

14.10.2021 – 02.01.2021 (3ª a 6ª das 10:00h até às 13:00h | 14:00h até às 17:30h; sábado e domingo das 10:00h até às 14:00h | 15:00h até às 18:00h)

.

.

.

WE ARE FAMILY. Family in Transition

.

Alla Dolgaleva / Echo of My Childhood

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Annette LeMay Burke / Memory Building

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Catherine Panebianco / No Memory is Ever Alone

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Charlotta María Hauksdóttir / A Matter of Some Moments

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Diana Velasco / Family Album II

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Fred Hüening – DREI / Them and Me

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Haakon Sand / Twins Forever

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Johan Bävaman / Swedish Dads

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Jorge Fuembuena / Wood Stories

.

Katrin Jaquet / Neg

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Ksenia Kuleshova / Ordinary People

.

Schore Mehrdju / The Second

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Simone Rodrigues / The Names of Love

.

Susanna Kekkonen / Family Album

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Younes Mohammad / The Untold Story of Families

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Lisboa: Carpintarias de São Lázaro /  R. de São Lázaro 72

Inaugura a 01 de Outubro às 16:00h

02.10 – 31.10.2021

02.10 – 20.10 e 29.10 – 06.11.2021 (5ª a domingo das 12:00h até às 18:00h)

.

.

.

WE ARE FAMILY

.

Andrea Gjestvang (Noruega)

.

Bharat Sikka (India)

.

Elena Anosova (Russia)

.

Lionel Jusseret (Bélgica)

.

Luis Cobelo (Venezuela)

.

Kovi Konowiecki (Estados Unidos)

.

Lisboa: SNBA – Sociedade Nacional de Belas Artes / R. Barata Salgueiro 36

Inaugura a 01 de Outubro às 17:00h

02.10 – 21.10.2021 (2ª a 6ª das 12:00h às 19:00h, Sábado das 14:00h às 19:00h)

.

.

.

Pauliana Valente Pimentel / Ask the Kids

.

Lisboa: Espaço Camões Sá da Costa / Praça Luís de Camões 22, 4ºE

Inaugura a 01 de Outubro às 15:00h

02.10 – 29.10.2021 (2ª a 6ª das14:30h às 19:00h)

.

.

.

Mikhail Bushkov, Olga Bushkova

Vencedor do Lisboa Meeting Point.

.

Sandrine Elberg / JÖKULL

 .

António Catarino / Travessias

.

Sébastien Cuvelier / Paradise City

.

Lisboa: IMAGO Garage / R. do Vale de Santo António 50ª

Inaugura a 30 de Setembro às 22:00h

01.10 – 30.10.2021 (4ª a sábado das 14:30h às 18:30h)

.

.

.

João Henriques / Rio, uma geografia sentimental

.

Lisboa: Galeria de Santa Maria Maior / R. da Madalena 147, 1100-006 Lisboa

Inaugura a 30 de Setembro às 17:00h

01.10 – 06.11.2021 (2ª a sábado das 15:00h até às 20:00h)

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

.

Miguel Henriques / Oriente

.

Lisboa: IPCI – Instituto de Produção Cultural & Imagem / Av. Conde Valbom 102B

Inaugura a 01 de Outubro às 18:00h

02.10 – 31.10.2021 (2ª a 6ª das 09:30h até às 18:00h)

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

.

Maija Savolainen / See Sea

.

Lisboa: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico / R. da Palma 246

Inaugura a 30 de Setembro às 16:00h

01.10.2021 – 28.01.2022 (4ª a sábado das 14:30h até às 18:30h)

.

.

.

EMOP – EUROPEAN MONTH OF PHOTOGRAPHY

Este ano o IMAGO LISBOA Foto Festival junta-se aos membros da rede EMOP – European Month of Photography – que reúne festivais de fotografia em Lisboa (IMAGO LISBOA), Luxemburgo (EMOPLUX), Berlim (EMOP BERLIN), Paris (CIRCULATIONS) e Viena (FOTO WIEN) com o objetivo comum de promover a cooperação a nível europeu, reforçando a cena fotográfica internacional, intensificando o intercâmbio de informação e de experiências e apoiando jovens artistas.

.

Anastasia Mityukova / Project Iceworm

.

Inka and Niclas / Luminous Matter

.

Danila Tkachenko / Motherland

.

Maria Magalena Ianquis / Transition Space

.

Vanja Bucan / Correlations and Interventions

.

Lisboa: Museu da Água – Núcleo dos Barbadinhos / R. Alviela 12

Inaugura a 30 de Setembro às 18:00h 

01.10 – 30.10.2021 (2ª a 6ª das 10:00h até às 17:30h)

.

.

.

OUTROS ESPAÇOS

.

.

.

Valter Vinagre / Homem morto passou aqui

.

José Vieira Mendes / Aqui Lisboa: Anos 80

.

Lisboa: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico / R. da Palma 246

Inaugura a 30 de Setembro às 16:00h

01.10.2021 – 28.01.2022 (4ª a sábado das 14:30h até às 18:30h)

.

.

.

Int ermi tên c ias

.

Ana Feijão / Cartas

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Carolina Tardin / Eu, você e os espaços entre nós

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Frederico Brízida / Melanoma

Sobre esta série no FF, aqui.

.

José Pedro D’Amorim / O Labirinto da vertigem

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Margarida Reis Pereira / Dentro

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Pedro Gil Mendonça / Um e duplo

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Tânia Cadima / Hide and seek

Sobre esta série no FF, aqui.

.

Curadoria de Atelier de Lisboa. Curso de Projecto em Fotografia e Artes Plásticas, do Atelier de Lisboa, orientado por Claudia Fischer e José Luís Neto.

Lisboa: A Homem Mau / R. Gonçalves Crespo 6C

Inaugura a 23 de Setembro às 19:00h

24.09 – 23.10.2021 (2ª a 6ª das 10:00h às 19:00h, Sábado das 15:00h às 19:00h)

.

.

.

Jorge Molder / Jorge Molder

.

Pedro Quintas / Há mar

.

Lisboa: Galeria Belo-Galsterer / R. Castilho 71

15.10.2021 – 15.01.2022 (3ª a 6ª das 14:00h até às 19:00h)

.

.

.

David Infante / If All Time Is Eternally Present

.

Lisboa: Módulo – Centro Difusor de Arte / Cç dos Mestres 34

Inaugura a 08/10 às 15:00h

09.10 – 06.11.2021 (3ª a sábado das 15:00h até às 19:30h)

.

.

.

Jordi Burch / como coisa real por fora, como coisa real por dentro

.

Lisboa: Galeria das Salgadeiras / R. da Atalaia 12 a 16

Inaugura 25.09 às 15:00h

26.09 – 13.11.2021 (4ª a sábado das 15:00h até às 20:00h)

.

.

.

Raízes do Erro

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

Alice WR

.

Cecy Jup

.

Goreti Ferraz

.

Madalena Meneses

.

Manuela Vaz

.

Maria Inês Mouroa

.

Maria Leonardo Cabrita

.

Maria Sécio

.

Susana Moreira

.

Tânia Araújo

.

Vera Marmelo

.

Lisboa: A Pequena Galeria / Av. 24 de Julho 4C

Inaugura a 15 de Setembro às 18:30h

15.09 – ….2021 (4ª a sábado –  das 17:00h até às 19:30h)

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

.

Mais informação aqui.

.

Cortesia: IMAGO Lisboa Photo Festival

.

.

.

Advertisement