A ESCOLA ENTRE DOIS TEMPOS – 2

Um projeto sobre a Escola Secundária de Camões, Lisboa.

Fotografia: Aléxia Goes, Bruna César, Diana Neves, Élio Cruz, Inês Baptista, Inês Sofia Marques, Milton Domingos, Mónica Lapa Neves, Rafael Badura, Rafaela Vaz, Rosana Reis, Temurjon Ilhonov-Tim.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

AAVV, A Escola entre dois tempos, 2019-2020

.

.

.

O diretor da Escola Secundária de Camões, João Jaime, escreve, para o Fascínio da Fotografia, sobre este projeto:

O olhar que vagueia pela composição classicista de Ventura Terra reconhece a simetria e a sobriedade de um edifício que, apenas aparentemente, se fecha ao exterior. Aqueles que cruzam as portas do Camões vislumbram, num instante, a vida que pulsa nos corredores e salas, ecoando nos pátios, onde a luz deambula a todas as horas por entre risos, conversas e sonhos.

As paredes escoradas iludem os olhares mais desatentos. A escola vive para além dos tijolos e argamassa que sustentam vigas e a luz que encontra o seu caminho para os pátios agora vazios lembra-nos disso.

As fotografias captadas pelo olhar dos nossos alunos revelam as diferentes faces da escola, visíveis apenas por quem atravessa as portas para lhe dar vida.”

.

A orientação do projeto é de Hugo Cunha, Professor do Curso Profissional de Técnico de Fotografia:

A Escola Secundária de Camões, o histórico Liceu Camões de Lisboa, está no primeiro de dois anos de obras de remodelação, tendo metade do seu espaço inacessível e a outra metade sobrelotada por monoblocos com salas de aula provisórias. É neste contexto particular de ocupação do espaço escolar que lancei aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Fotografia (no âmbito do módulo de Fotografia de Arquitetura) o exercício de registar a sua escola, olhando-a e percorrendo-a em todos os seus espaços: primeiros, temporários, em remodelação ou de construção mais recentes. As fotografias foram realizadas entre dezembro de 2019 e março de 2020, terminando imediatamente antes da interrupção das atividades letivas devido à pandemia de Covid-19.”

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a Escola Secundária Camões, aqui. Estão abertas as pré-inscrições para o curso para o próximo ano letivo, para alunos com o 9.º ano completo, aqui.

Pode ver a primeira parte desta série aqui e a terceira parte aqui.

.

Cortesia de Hugo Cunha e dos Autores

.

.

.