A FOTOGRAFIA NO ARQUIVO DA RTP (I)

Onde se pode ver: “Olho de vidro – A Luz dos Fotógrafos” (I e II, 1982), “Já Está” (1975), “O Instituto Português de Fotografia” (1974) e sobre os fotógrafos: Eduardo Gageiro (1972), Nuno Calvet (1974), Aurélio Paz dos Reis (1984), Carlos Relvas (1987), Gérard Castello-Lopes (1998), Luiz Carvalho (2001) ou sobre o “Fotógrafo Profissional” (1987).

.

.

.

Não há muitos documentários sobre a fotografia e os fotógrafos portugueses. Numa pesquisa breve pelo Arquivo da RTP – Rádio Televisão Portuguesa, encontrei alguns, dos anos 1970 a inícios de 2000, que aqui partilho, com os links para poderem ver. Indico a data da primeira apresentação e a sinopse.

.

Um dos mais interessantes é sem dúvida o documentário sobre a história da fotografia, “Olho de Vidro” (1982):

.

Olho de vidro – A Luz dos Fotógrafos: de 1820 a 1920

1982-04-16

Primeiro de dois episódios sobre a História da Fotografia, da autoria de António Sena. Neste programa são abordados os primórdios da fotografia, com pioneiros como Niépce e Daguerre, e a evolução dos processos fotográficos ao longo desses primeiros cem anos de história. A consolidação da utilização generalizada da fotografia durante todo o século XIX, e o nascimento das várias tendências que o futuro confirmaria.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

Olho de vidro – Os Fotógrafos da Luz: de 1920 aos Nossos Dias

1982-04-17

Segundo e último episódio desta série sobre a História da Fotografia, da autoria de António Sena. O século XX determina a dimensão universal e transversal da fotografia, e a sua valorização estética. A consagração dos grandes nomes da fotografia, e a assimilação desta pelos meios de comunicação social.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

E, também sobre a história da fotografia e instituições:

.

Já Está

1975-05-09

Um programa sobre a história da fotografia e da arte de fotografar. A evolução das técnicas e dos equipamentos ao longo dos tempos.

Pode ver aqui.

.

.

O Instituto Português de Fotografia

1974-12-18

Programa sobre o Instituto Português de Fotografia, em Lisboa, e as atividades ali desenvolvidas, quer nas vertentes didática e de formação, quer na divulgação da fotografia através das exposições organizadas.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

Diversos programas apresentam vários fotógrafos:

.

Um Dia Com… Eduardo Gageiro

1972.07.17

Documentário sobre o fotógrafo Eduardo Gageiro, registando o seu testemunho pessoal sobre o início da sua paixão pela fotografia, o percurso profissional na área da reportagem fotográfica, e as exposições e prémios pessoais. Depoimento intercalado com exemplos de algumas das fotografias de sua autoria.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

Nuno Calvet

1974-11-24

Um programa sobre o trabalho do fotógrafo Nuno Calvet, incluindo reportagem no seu estúdio e uma reflexão do próprio sobre a sua atividade profissional, e sobre a fotografia enquanto captura dum tempo e um momento.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

Aurélio Paz dos Reis

Aurélio da Paz dos Reis

1984-05-03

Comerciante, floricultor, republicano liberal e maçon, Aurélio Paz dos Reis foi também um importante e apaixonado fotógrafo amador, uma paixão que o haveria de consagrar também como o grande pioneiro do cinema português.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Aurélio Paz dos Reis no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Carlos Relvas

1-Auto-Retrato de Carlos Relvas - c 1870

1987-11-26

Documentário sobre Carlos Relvas (1838-1894), o primeiro grande pioneiro da fotografia portuguesa, e sobre a sua Casa-Museu na Golegã onde se encontra o seu estúdio original e património fotográfico. Um excerto do programa “Você Sabia Que…”.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Carlos Relvas no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Gérard, Fotógrafo

1998-04-26

Documentário sobre a relação de Gérard Castello-Lopes com a fotografia, uma paixão a que se dedicou intensamente ao longo da vida, a par da sua atividade profissional ligada à distribuição cinematográfica na empresa Filmes Castello-Lopes. Apesar de ter começado a fotografar ainda na década de 50, só trinta anos mais tarde o seu nome foi reconhecido como um dos grandes fotógrafos portugueses do século XX, com exposições e edições de grande projecção pública.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Gérard Castello-Lopes no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Crónica: a fotografia de Luiz Carvalho

2001-03-06

Reportagem sobre o trabalho do fotógrafo Luiz Carvalho, dedicado sobretudo a retratar Lisboa e os lisboetas.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

Fotógrafo Profissional

1987-01-01

Programa da autoria de Pitacas Antunes, sobre a profissão de fotógrafo. A fotografia de estúdio, desportiva, de casamentos e de moda. O fotógrafo ambulante e a foto “à la minuta”. As diversas fases do processo de revelação fotográfica.

Pode ver na RTP Arquivos, aqui.

.

.

.

Pode ver outros documentários com ligação a partir do Fascínio da Fotografia: a série “Entre imagens”, aqui e o projeto de Guilherme Maranhão, “Fotografia Portuguesa”, aqui bem como do Arquivo da RTP, aqui (parte II), as entrevistas de Raquel Santos no programa “Entre nós”, da RTP Internacional, aqui e as conversas com Ana Sousa Dias, “Por outro lado”, aqui.

.

.

.