ENTRE IMAGENS: UMA SÉRIE DOCUMENTAL SOBRE / COM FOTÓGRAFOS PORTUGUESES

Documentários com: António Júlio Duarte, Edgar Martins, José Manuel Rodrigues, Gabriela Albergaria, Augusto Brázio, José Luís Neto, Paulo Catrica, Pedro Claúdio, Jorge Molder, Patrícia Almeida, João Tabarra, João Pina, Daniel Blaufuks.

.

.

.

No dia-a-dia são poucos os momentos de pausa.

Quando em inícios de setembro passado tive um descolamento de retina, estive um mês sem ecrãs nem leituras (e depois um mês e meio com poucos ecrãs).  Foi tempo para pensar, refletir, ouvir música e alguns podcasts e descansar.

.

A epidemia do coronavírus Covid-19 obriga a muitos a ficar em casa, o que é fundamental para evitar a propagação e conter a doença. Cancelam-se os eventos que  conglomeram as pessoas, por forma a evitar o contacto e o contágio.

Ora, esta é uma oportunidade a não desperdiçar!

Oportunidade dos pais estarem com os filhos: conversar, jogar, participarem conjuntamente nas tarefas da casa ou alguma arrumação…

É também a oportunidade para ler: quantos livros aguardam na estante – e eu por eles – para os ler! Ou ver alguns filmes ou séries…

A fotografia tem uma dimensão de eternidade, de memória, testemunho. É intemporal. O Fascínio da Fotografia apresentou já muitos autores portugueses, quer por portefólios, a partir de exposições ou livros, alguma história da fotografia, para além do meu trabalho… que se podem consultar a qualquer momento (abaixo, através das etiquetas, ou pela janela de pesquisa).

E, também para aproveitar este tempo, aqui deixo a sugestão de alguns documentários sobre fotógrafos portugueses: a série “Entre Imagens”.

.

Entre_Imagens-Postal (1) 
Entre_Imagens-Postal (2)

“Entre Imagens”, postal publicitário, ed. e distr. Postalfree, 2014

.

Uma pesquisa na internet apresentará múltiplos filmes e entrevistas, sobretudo de autores estrangeiros.

Quanto a autores portugueses, destaco a série ENTRE IMAGENS, realizada por Pedro Macedo, num projeto conjunto com Sérgio Mah, produzida pela Framed Filmes, composta por 13 episódios de 25 minutos, cada um dedicado a um fotógrafo, apresentado entre 3 de março e 27 de maio de 2014 – indico em cada um a data da primeira apresentação, na RTP2. Uma série que gosto muito, extremamente bem feita, em que cada um dos autores fala de si, do seu trabalho, do que o move, o que vê.

.

Uma série documental que pretende abordar diferentes campos estéticos e sociais da imagem.

Entre Imagens é um projeto de Pedro Macedo e Sérgio Mah e que consiste numa série documental sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotógrafo. Fazendo justiça ao carácter amplo e diverso da cultura fotográfica, a série pretende abordar diferentes campos estéticos e sociais da imagem, desde a arte ao fotojornalismo, dos géneros do retrato às várias tendências da documentação da realidade quotidiana e do território.

Em todos os episódios, procura-se refletir sobre o universo particular dos criadores (aqui entendidos como fotógrafos ou artistas visuais que trabalham predominantemente com o dispositivo fotográfico), com especial incidência em quatro vertentes fundamentais: percurso individual e influências criativas; metodologias e processos de trabalho; análise de imagens paradigmáticas; e atitudes e expectativas em relação ao panorama contemporâneo da imagem. Visa-se, deste modo, proporcionar um maior conhecimento e atenção sobre algumas das mais destacadas figuras da fotografia portuguesa atual.

.

Pode ver os episódios:

.

Episódio 1. António Júlio Duarte

03.03.2014

Este episódio é dedicado a António Júlio Duarte, um fotógrafo de cariz documental que tem protagonizado uma abordagem subjetiva e crítica sobre várias temáticas em torno dos espaços, comportamentos e procedimentos da vida urbana, como se pode comprovar em séries como “Oriente-Ocidente”, “Canil” ou “White Noise”. Neste episódio, são apresentadas e analisadas várias fases da sua obra, bem como os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (YouTube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de António Júlio Duarte no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 2. Edgar Martins

10.03.2014

Este episódio é dedicado a Edgar Martins, artista que se tem focado nas diversas vertentes da fotografia urbana e de paisagem. Ao longo do episódio, serão apresentadas e analisadas algumas das séries e imagens que marcaram o percurso de Edgar Martins, como a série “This is Not a House” (encomendada pelo New York Times) ou “The Time Machine”, trabalho mais recente sobre as centrais hidroeléctricas em Portugal. Por outro lado, acompanha-se o artista em momentos de produção de novos projetos, dando a perceber o seu método e processos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (YouTube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Edgar Martins no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 3. José Manuel Rodrigues

17.03.2014

Este episódio é dedicado a José M. Rodrigues, um dos mais reconhecidos autores no panorama da fotografia portuguesa das últimas décadas. Entre a influência do imaginário surrealista e o apelo por uma visão que privilegia a sensibilidade antropológica, a fotografia de José M. Rodrigues convoca questões fundamentais sobre o potencial experiencial, simbólico e estético da imagem. Neste episódio percorrem-se as várias fases do seu trajeto, bem como os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (YouTube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de José M. Rodrigues no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 4. Gabriela Albergaria

24.03.2014

Este episódio é dedicado a Gabriela Albergaria, artista plástica que utiliza a fotografia, como também o desenho e a escultura. O trabalho de Albergaria centra-se sobre os temas da paisagem, e, neste contexto, cruza e justapõe diferentes modos de expressão visual como forma de assinalar distintos processos de reconfiguração da natureza enquanto tema artístico. Neste episódio procura-se desvendar os seus métodos de trabalho, como também as várias fases do seu singular percurso artístico.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (YouTube).

.

.

Episódio 5. Augusto Brázio

31.03.2014

Este episódio é dedicado a Augusto Brázio, um fotógrafo de matriz documental, e cujo trabalho se tem dividido entre o campo da imprensa e a realização independente de ensaios fotográficos, como resultado de interesses pessoais ou como resposta a encomendas institucionais. Do retrato à prática da reportagem, o trabalho de Augusto Brázio é assumidamente eclético, incluindo séries tão diversas como os “Bailes”, os “Animais” ou o “INEM”. Além da apresentação das várias fases da sua obra, no episódio procura-se dar a perceber os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (YouTube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Augusto Brázio no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 6. José Luís Neto

08.04.2014

Este episódio é dedicado a José Luís Neto, um fotógrafo que se tem distinguido pela sua singular experimentação dos processos técnicos e materiais da fotografia, a par do seu interesse pela relação entre imagem e história, designadamente através da exploração das práticas de arquivo e de apropriação. Neste episódio faz-se um percurso sobre vários segmentos da sua obra, como as séries “Continnum”, “22574”, “Anónimo” e “High Speed Press Plate”, ao mesmo tempo que se abordam os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de José Luís Neto no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 7. Paulo Catrica

15.04.2014

Este episódio é dedicado a Paulo Catrica, um fotógrafo que se tem focado nas diversas vertentes da fotografia urbana e de paisagem. Ao longo do episódio serão apresentadas e analisadas algumas das séries e imagens que marcaram o percurso de Paulo Catrica, como as séries “Stadia”, “Subtopia”, ou o seu mais recente trabalho, “Galápagos”. Por outro lado, acompanha-se o artista em momentos de produção de novos projetos, dando a perceber o seu método e processos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Paulo Catrica no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 8. Pedro Claúdio

22.05.2014

Este episódio é dedicado a Pedro Cláudio, um fotógrafo que se tem destacado em vários campos da imagem, nomeadamente na fotografia de moda e publicidade e na produção de ensaios fotográficos para a imprensa, mas também na área da prática do vídeo, em especial na realização de videoclips para músicos portugueses. Além da apresentação de vários momentos e facetas da sua obra, no episódio procura-se dar a perceber os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

.

.

Episódio 9. Jorge Molder

29.04.2014

Este episódio é dedicado a Jorge Molder, um artista que recorre à prática da fotografia como meio de exploração de um imaginário fortemente habitado por um jogo peculiar de associações e sugestões, por entre referências literárias e cinemáticas, figuras arquetípicas, (auto)representações e gestos ficcionais. Neste episódio, percorre-se alguns dos momentos mais relevantes da sua obra, procurando também dar a perceber os processos e métodos de trabalho do artista.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Jorge Molder no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 10. Patrícia Almeida

06.05.2014

Este episódio é dedicado a Patrícia Almeida, uma fotógrafa de tendência documental que tem desenvolvido um trabalho que explora, de forma subjetiva e crítica, os espaços, os usos e comportamentos da vida urbana, como se pode comprovar em séries como “No Parking”, “Locations” ou “Portobello”. Neste episódio, são apresentadas e analisadas várias etapas do seu percurso criativo, como também os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Patrícia Almeida no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 11. João Tabarra

13.05.2014

Este episódio é dedicado a João Tabarra, um artista que utiliza a imagem fotográfica e videográfica como forma de representar situações encenadas que interpelam aspetos da história e da realidade social contemporânea. O seu trabalho mobiliza referências literárias e filosóficas, bem como uma certa atitude humorística, de modo a explorar o potencial crítico e político das imagens. Neste episódio, são apresentadas e analisadas várias vertentes do seu trabalho, bem como os seus processos e métodos de trabalho.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

.

.

Episódio 12. João Pina

20.05.2014

Este episódio é dedicado a João Pina, fotojornalista da nova geração que se tem destacado pela cobertura de grandes conflitos da agenda internacional, como a “Primavera Árabe”, a guerra do Afeganistão ou violência urbana no Rio de Janeiro. Para além da apresentação das várias fases e facetas do seu trabalho, no episódio abordam-se também algumas das questões e alguns dos dilemas fundamentais que marcam a actividade de um fotógrafo de reportagem.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de João Pina no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Episódio 13. Daniel Blaufuks

27.05.2014

Este episódio é dedicado a Daniel Blaufuks, um autor que pratica uma fotografia fortemente subjetiva, marcada por inúmeras referências literárias e históricas. As relações entre imagem e ficcionalidade, as questões em torno da memória privada e pública, a experiência da viagem e do exílio, são tópicos que pautam o centro do imaginário artístico de Daniel Blaufuks.
As várias etapas do seu trajeto, como também os seus processos e métodos de trabalho serão abordados neste episódio.

Pode ver aqui (Vimeo, HD, de Framed Filmes) ou aqui (Youtube).

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Daniel Blaufuks no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

.

Atualizado em 24.03.2020. No meu arquivo encontrei um postal de divulgação da série, que reproduzo.

.

.

Pode ver outros documentários com ligação a partir do Fascínio da Fotografia: o projeto de Guilherme Maranhão, “Fotografia Portuguesa”, aqui, bem como do Arquivo da RTP,  aqui (parte I) e aqui (parte II), as entrevistas de Raquel Santos no programa “Entre nós”, da RTP Internacional, aqui e as conversas com Ana Sousa Dias, “Por outro lado”, aqui.

.

.

.

 

Advertisement