FLÁVIO ANDRADE, NUBES, 2018

.

.

.

Flávio Andrade

Nubes

Fotografia: Flávio Andrade / Poemas: Hélder Moura Pereira

Lisboa: Flankus Books / Novembro . 2018

Português / 21,0 x 23,0 cm / 84 págs

Cartonado com sobrecapa / 100 ex., edição limitada, numerada e assinada pelos autores

ISBN: 9789892086729

.

.

Flávio_Andrade-Nubes (1)-2

.

.

Para o autor,

A criação deste trabalho NUBES nasceu da leitura do Movimento Total – O corpo e a Dança de José Gil [ed. Relógio D’Água, 2001].

A observação do movimento, do sentido e da direção da nuvem e o seu processo de transformação levaram-me a este estudo fotográfico.

As nuvens ao movimentarem-se criam dentro delas alterações que se assemelham a figuras que dançam no qual observo, vejo e imagino, remetendo-as para um palco imaginado e virtual, semelhante ao que os bailarinos numa metamorfose gestual articulam.

Procurei também estabelecer uma proximidade com a plasticidade do desenho e fugir a uma analogia mais documental da nuvem como fenómeno atmosférico e movimento meteorológico.

Com os poemas presentes no livro do Hélder Moura Pereira pretendi estabelecer um diálogo entre a fotografia e a poesia.”

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Flávio Andrade, Nubes, 2018

.

.

.

Flávio Andrade (Moita, 1964) é formado em Fotografia pelo Ar.co (1998) – Centro de Arte e Comunicação Visual.

Como artista visual dedica-se exclusivamente à realização de projectos pessoais tendo como suporte a fotografia e o video. Expõe com regularidade.

É formador no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR), onde lecciona cursos de fotografia e fotojornalismo.

Colaborou na área do fotojornalismo durante vários anos para várias instituições, jornais e entidades públicas e privadas, tanto nacionais como estrangeiras onde ainda mantém ligação.

Entre 2003 e 2013 foi professor assistente na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde co-leccionou a cadeira de Teoria e Prática da Fotografia, no Curso de Comunicação Social e Cultural.

As suas fotografias fazem parte de colecções públicas e privadas em Portugal, (Instantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, Duna Parque Hotel Group, Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Museu de Fotografia de Braga, Museu de Jesus de Setúbal, Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal).

.

.

.

Pode conhecer o trabalho do autor no Fascínio da Fotografia, aqui.

Pode conhecer mais sobre o autor aqui.

.

.

.