ABÍLIO LEITÃO E BRUNO PORTELA, MEMÓRIA DA INTERVENÇÃO. RECORD OF REDEVELOPMENT, 1998

Há 21 anos abria portas a EXPO’98

.

.

.

Abílio Leitão e Bruno Portela

Memória da Intervenção. Record of Redevelopment

Fotografia: Abílio Leitão e Bruno Portela / Texto: Orlando Farinha

Lisboa: Parque EXPO’98 / Agosto . 1998

Português e inglês / 27,5 x 27,4 cm / 86 págs.

Brochura / 2.000 ex.

ISBN (10): 9728127480

.

.

Memória_da_intervenção (1)

.

.

Editado no âmbito da EXPO’98, este livro apresenta a memória do espaço da intervenção na zona oriental de Lisboa, dos espaços da Refinaria, Matadouro à Central de Tratamento de Lixos, passando por parques de sucata e resíduos, parques de contentores vazios e o Depósito Geral de Material de Guerra, algumas habitações, no geral antigas e envelhecidas.

Entre 1993 e 1998, a paisagem mudou: esta zona ribeirinha, degradada e esquecida foi transformada no Parque das Nações e na sua envolvente, dando continuidade à cidade de Lisboa até Sacavém, à foz do rio Trancão.

Ao longo de 4 capítulos, esta memória é construída: “À volta da Torre” da refinaria, o único elemento, simbólico, que se conserva, o “Domínio dos metais”, das condutas e reservatórios da refinaria, contentores e parques de sucata, a central de tratamento de lixos e o matadouro e todas as indústrias que a zona abrigava, para além de algumas habitações e as “Marcas do humano” e, por fim, “O rio e a cidade”, essa premissa que urgia devolver.

O livro foi editado pela Parque EXPO’98, empresa gestora da EXPO’098, no âmbito da Exposição Internacional de Lisboa, vindo a público em plena exposição.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abílio Leitão e Bruno Portela, Memória da Intervenção. Record of Redevelopment, 1998

.

.

.

20 anos depois, em 2018, Bruno Portela retoma as suas imagens e recorda o que foi este espaço, numa exposição a céu aberto no Parque das Nações, a área onde foi a exposição internacional EXPO’98, e num livro: “Uma cidade pode esconder outra. One city can conceal another”. No Fascínio da Fotografia, aqui.

.

Uma cidade assim (1)

.

.

.

.

Advertisement