JOÃO HENRIQUES, “ID”, 2010

.

.

.

João Henriques

“ID”

Fotografia e texto: João Henriques

Tomar: Câmara Municipal de Tomar / 2010

Português / 19,8 x 21,7cm / 48 págs.

Brochura / 500 ex.

ISBN: 9789729972667

.

.

Joao Henriques-ID (1)

.

.

“Nada para nós, Senhor, nada para nós, mas para glorificar o teu nome”

Divisa templária

.

.

Este livro faz, através de 27 fotografias, um percurso simbólico pela cidade templária de Tomar.

.

Diz o autor:

“Id” foi um termo definido pelo psicanalista Sigmund Freud, para assinalar um campo do inconsciente habitado por imagens, não dimensionado pelo tempo nem pela realidade, onde passado e futuro são reelaborados e vividos simbolicamente na dimensão única do aqui e agora. Série de fotografias em torno de Tomar enquanto cidade icónica da presença Templária em Portugal e no mundo, constituindo-se numa narrativa que liga noções de passado, história, símbolo, biografia, lugar e identidade.”

As fotografias são um meio de representar a experiência, a vida, mas essa própria representação tende a alterar a natureza da experiência e a redefinir os processos de entendimento, sobre nós mesmos, sobre tudo. Nelas, embora se pressinta a familiaridade do objecto conhecido, o identificar das “coisas” pode ser insuficiente. As imagens dizem-nos algo, mas nem sempre existem palavras para tudo aquilo que se vê, ou citando Paul Valéry, “ver, é esquecer o nome das coisas que se vêem“. … O verdadeiro e real conteúdo é vasto, indeterminado, e tal como os sábios templários nos parecem ter transmitido, é dentro e não fora, que o devemos procurar.”

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

João Henriques, “Id”, 2010

.

.

.

João Henriques (Tomar, 1967), é licenciado em Gestão pela Universidade de Évora e mestre em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar (2013).

.

.

.

Pode conhecer melhor o trabalho do autor, aqui.

.

.

.

Anúncios