ATELIER DE LISBOA, A CIDADE – 2. A CIDADE INTERIOR

A exposição A Cidade está patente na Confeitaria, na Rua João Saraiva, 28A, bairro de Alvalade, em Lisboa, de 25 de junho a 29 de julho de 2017.

.

.

.

O Atelier de Lisboa apresenta a exposição A Cidade, coletiva dos alunos do curso de Projeto. A curadoria é de Bruno Pelletier Sequeira e apresenta-se na Confeitaria, na Rua João Saraiva, 28A, bairro de Alvalade, em Lisboa, de 25 de junho a 29 de julho (nas últimas duas semanas apenas à 6.ª feira e sábado).

 

.

A Cidade reúne diferentes possíveis visões sobre a cidade. No post anterior vimos a cidade exterior. Mas a cidade é também o espaço onde habitamos. Assim, a cidade é também o interior da casa.

.

.

O “Chiado”, de Ana Luísa Alvim (Lisboa, 1964), é a sua casa, no Chiado. A sua casa, com a sua família, presente, com os momentos do dia-a-dia, com a informalidade e o conforto do lar. As imagens são pequenas, contidas nas molduras que, como que protegem o lar.

“Gosto dela assim: ainda vibrante dos passos

que a deixaram a sós comigo

desobrigada

de abrigar seus moradores

Comigo é

diferente:

não me limito a usá-la

e habitá-la:

namoro com ela

Comigo

abandona-se a seus mais íntimos rumores

e cheiros

e      aliviada do dever de ser útil

em silêncio

canta”

Teresa Rita Lopes, “Esta Casa”, in Afectos, Lisboa: Presença, 2000.

.

.

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (37)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (35)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (36)

Ana Luísa Alvim, Chiado, 2017

.

.

.

“Segundo Esquerdo”, onde mora Catarina Torrado (Brasília, 1965), “é a casa onde tudo começa. O meu olhar centrou-se neste espaço, onde decorre o quotidiano, do qual faz parte Nuno, um jovem de 16 anos.” O olhar centra-se na casa, no interior, nos detalhes do quotidiano, no para além da casa. E no Nuno.

.

.

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (61)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (62)

Catarina Torrado, Segundo Esquerdo, 2017

.

.

.

Ricardo Junqueira (Brasília, 1965) é fotógrafo e no âmbito do seu trabalho, fotografa casas, apartamentos, para sites de imobiliárias. “Após inúmeras casas fotografadas em Lisboa, percebi que tinha em mãos um relato, uma mostra muito significativa da vida nesta cidade, rica, mas não visível para a maior parte das pessoas: o que é do foro íntimo e está para lá das paredes que mostram as nossas habitações.” “Panóplia” apresenta um conjunto de casas de banho (3x 18 + 1), dispostas de acordo com a cor dos revestimentos, dos azuis e verdes aos rosas. Azulejo, pedra, padrões dos anos 60 ou 70, mesmo mais antigas, até às atuais. Casas de banho, o espaço privado que não conhecemos – a menos as das casas de familiares ou amigos mais chegados – que não se vê nas fotografias…

.

.

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (59)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (132)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (58)

Ricardo Junqueira Panóplia, 2017

.

.

.

Em “Indícios I / Mesas”, Maria José Henriques (Lisboa, 1965) regista as mesas de jantar, após a refeição, “sem a presença de quem tomou parte na refeição”, apenas a mesa e os pratos, travessas, talheres, como ficou no fim da refeição. “A forma como as pessoas se apropriam do espaço público ou privado, assim como os vestígios que deixam, permitem, muitas vezes, uma leitura mais reveladora de si do que a sua presença.” Fotografado em sua casa e na casa de amigos, apresentado como projeção, em grande dimensão, para melhor atender aos pormenores, vemos as mesas… (Em nenhuma das salas, contudo, há televisão. O espaço da refeição é de diálogo.)

.

.

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (105)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (106)

170712-Exp-Atelier_Lisboa-Confeitaria-A_Cidade-Fot_Ant_Bracons (107)

Maria José Henriques, Indícios I / Mesas, 2017

.

 

 

 

.

.

As citações em cada autor são do texto do respetivo autor.

.

.

Mais informações aqui.

.

.

.