LUÍSA FERREIRA, AO ENCONTRO DE DAMIÃO DE GOES PARA JOSÉ MARIANO GAGO, 2017

.

.

.

Luísa Ferreira

Ao encontro de Damião de Goes para José Mariano Gago

Fotografia: Luísa Ferreira / Texto: Luísa Ferreira, Filipe Soares Rogeiro, José Fernando Tavares, Luís Filipe Barreto e uma carta de Erasmo de Roterdão a Damião de Goes

Lisboa: Autor / Março . 2017

Português / 14,1 x 18,6 cm / 128 págs.

Brochura / 300 exemplares

ISBN: 9789892073873

.

.

Luisa_Ferreira-Ao_Encontro_D_Goes (0-15)

.

.

José Mariano Rebelo Pires Gago (Lisboa, 16 de maio de 1948 — Lisboa, 17 de abril de 2015) foi professor universitário, cientista e político. Em 1979 era professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, desenvolveu a sua atividade de investigador no domínio da física experimental das partículas elementares, na Escola Politécnica, em Paris, na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, e em Lisboa, no Laboratório de Física Experimental de Partículas (LIP), que criou e de que foi Presidente.

Em 1995 foi nomeado Ministro da Ciência e da Tecnologia, cargo que manterá até 2002, o primeiro vocacionado exclusivamente para a área da ciência e da tecnologia. Neste âmbito dinamizou iniciativas para a promoção da cultura científica e tecnológica, como o projeto “Ciência Viva” e coordenou e dinamizou a Estratégia para Sociedade da Informação, como a ligação de todas as escolas à Internet, a criação de Espaços Internet, o Programa Cidades e Regiões Digitais e a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). Foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (1992) e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (2015), a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco do Brasil (1999), da Ordem de Isabel a Católica de Espanha (2007) e a Grã-Cruz com Estrela da Ordem do Mérito da Alemanha (2009).

Nos últimos anos da sua vida, já atingido pela doença, dedica-se afincadamente ao estudo da figura de Damião de Goes (ou Góis; Alenquer, 2 de fevereiro de 1502 — 30 de janeiro de 1574), grande historiador e humanista português, figura de relevo do renascimento, um dos espíritos mais críticos da sua época, presença de Portugal na Europa culta do século XVI.

Gago chega mesmo a assinar com o nome do humanista que em 1523 foi colocado por D. João III como secretário da Feitoria Portuguesa de Antuérpia, efetuou várias missões diplomáticas e comerciais na Europa entre 1528 e 1531. Em 1533 abandonou o serviço oficial e dedicou-se exclusivamente aos seus propósitos de humanista. Em viagens pela Europa do Norte, contactou com eminentes humanistas e reformadores, conheceu Lutero, Melanchthon e Erasmo de Roterdão.

Homem de cultura, foi escritor, músico, compositor, colecionador de arte e mecenas.

Publicou diversas obras humanistas e historiográficas. Regressando definitivamente a Portugal, em 1545, foram-lhe movidos dois processos no Tribunal do Santo Ofício. Após o arquivo destes, foi nomeado em 1548, 11.° guarda-mor dos Arquivos Reais da Torre do Tombo, cargo que teve até 1571, e foi escolhido pelo cardeal D. Henrique para escrever a crónica oficial do rei D. Manuel I, que completou em 1567.

.

.

Gago conheceu Luísa Ferreira em 1996, quando esta o fotografou para o seu retrato oficial, em 1996; convidou-a em 2015 para fotografar Damião de Goes em Alenquer.

Na folha de sala, Luísa Ferreira explica a origem desta obra (clicar para ler):

Luisa Ferreira-Ao encontro de Damiao de Goes para Jose Mariano Gago-Folha de sala

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Luísa Ferreira, Ao encontro de Damião de Goes para José Mariano Gago, 2017

.

.

.

Este é o primeiro volume de um conjunto de dois, o segundo será especialmente dedicado a José Mariano Gago, contando com o apoio da esposa de Gago, Karin Wall.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Luísa Ferreira, Aspetos da exposição, 2017

 

A Livraria Sá da Costa, na Rua Garrett, 100 – 102, em Lisboa, associou-se a esta homenagem a Mariano Gago acolhendo na sua Galeria a apresentação do livro e a exposição de Luísa Ferreira, entre 10 e 26 de março de 2017.

.

.

.

Anúncios