MATILDE NUNES, MULHERES NOTÁVEIS, 1979-1995

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Matilde Nunes, Mulher da Revolução, Maria Alda Nogueira, Maria Lamas, Nastassja Kinski, Teresa Horta, Maria Helena Neves, Lídia Jorge, Maria Keil, Francine Benoit, Mulher do Alentejo, Mulher da Ribeira, Mulheres da Fábrica de Barro Vermelho de Santa Iria de Azóia, Mulher do Arroz, 1979-1995

.

.

.

Fui visitar a exposição “Mulher”, de Matilde Nunes, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas.

A exposição fica perto da minha residência. Não podia perder.

Na Biblioteca, a exposição ocupa um espaço reduzido, três painéis, na entrada da sala de leitura de adultos.

Ora estes três painéis acolhem verdadeiras pérolas.

– E a autora está aqui. – referiu a funcionária.

Surpresa! Conheço a D. Matilde de vista, sem saber o nome, sem saber a sua profissão. Uma vizinha… Por vezes uma breve conversa circunstancial ao longo de um café, entre mesas, ou uma troca de palavras breve numa loja da rua.

Matilde Nunes (1937), foi responsável pelo setor de audiovisuais do Movimento Democrático de Mulheres (MDM, fundado em 1968) entre 1979 a 1995 e, também, responsável pela fotografia da revista Mulher Magazine, dirigida primeiro por Teresa Horta e depois por Maria Helena Neves.

Matilde Nunes fotografou “as suas mulheres”, trabalhadoras, operárias, a par de outras mulheres, ilustres, como as que aqui apresenta: as já referidas Teresa Horta e Maria Helena Neves, Maria Lamas, torrejana e autora de “As Mulheres do Meu País”, foi presidente emérita do MDM; Maria Alda Nogueira, a atriz Nastassja Kinski, a escritora Lídia Jorge, a artista Maria Keil e a pianista Francine Benoit, que foi professora de Maria João Pires; também as mulheres do povo: a Mulher da Revolução, a Mulher do Alentejo, a Mulher da Ribeira, as Mulheres da Fábrica de Barro Vermelho de Santa Iria de Azóia, a Mulher do Arroz.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Matilde Nunes, Aspetos da exposição, 2017

.

.

matilde-image003

Cartaz da exposição

.

.

A exposição esteve patente entre 7 e 25 de março de 2017 na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas.

.

.

.

Anúncios