NUNO CERA, RUI CALÇADA BASTOS, JOÃO GRAMA, ANTÓNIO JÚLIO DUARTE, SUSANA MENDES SILVA, CATARINA BOTELHO, MUSEU DO NEO-REALISMO, BF16, 2016

.

.

.

O Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, acolhe no âmbito da BF16 o trabalho de cinco autores: António Júlio Duarte, Catarina Botelho, João Grama, Nuno Cera, Rui Calçada Bastos e Susana Mendes Silva, que apresentam trabalhos recentes, a par das exposições do Museu: “Batalha pelo Conteúdo” e a exposição evocativa de Mário Dionísio.

.

.

À entrada, em ponto elevado e visível do exterior, particularmente à noite, Nuno Cera suspendeu três obras da série “Carlo Scarpa’s Tomba Brion”, de 2012, impressas sobre tecido.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nuno Cera, da série Carlo Scarpa’s Tomba Brion, 2012

.

.

No piso térreo, Rui Calçada Bastos, apresenta seis imagens da série “Interruptions and Imperfections”, registadas em Berlim, cidade onde vive e trabalha.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rui Calçada Bastos, série Interruptions and Imperfections

.

.

João Grama apresenta uma série de imagens de instrumentos ancestrais de caça e pesca, proibidos pela União Europeia, os quais contudo, “que permanecem apesar das leis”, de acordo com as palavras do curador David Santos.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

João Grama, Untitled (da série O Vício da Terra), 2015; Untitled (1 a 6), 2015

.

.

No auditório do Museu, António Júlio Duarte, vencedor do primeiro prémio da Bienal, em 1989, apresenta dois vídeos: “Corisco” e “Honey Bee”.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Júlio Duarte, “Honey Bee”

.

.

Susana Mendes da Silva mostra na biblioteca do Museu uma instalação produzida especialmente para aquele local, sobre o escritor Manuel da Fonseca.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Susana Mendes da Silva, da Fonseca, Manuel,2016

.

.

As escadas de incêndio do museu são o espaço escolhido por Catarina Botelho para as três imagens que apresenta, da série “Modo de Emprego”, realizada nas reservas do Museu Nacional de Arte Antiga.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Catarina Botelho, série Modo de Emprego, 2012

.

.

.

A Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (BF16) iniciada em 1989, tem este ano a 13.ª edição. O curador-geral David Santos, escolheu o tema “Arquivo e Observação” e espalhou a Bienal por toda a cidade.

Esta exposição pode ser visitada de 15 de outubro de 2016 a 22 de janeiro de 2017.

.

.

.

Pode ver o programa da BF16 aqui (FF) e aqui (BF16).

.

.

.