A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO (CIT.), YOUSUF KARSH

75 anos depois….

.

.

.

Quando tenho uma câmara fotográfica na mão, sinto que sou a pessoa mais importante do mundo.”

Yousuf Karsh, descrevendo o seu encontro com Winston Churchill, a 30 de dezembro de 1941, logo após o ataque do Japão a Pearl Harbor e a declaração de guerra da Alemanha aos Estados Unidos.

.

.

.

 Yousuf Karsh

John Loengard, Yousuf Karsh, “Winston Churchill, 1941.” National. Archives of Canada, Ottawa. Hands: Yousuf Karsh, 1994.02.16.

 .

.

.

Bom Ano de 2017!

.

.

.

Sobre esta fotografia, karsh diria:

O meu retrato de Winston Churchill mudou a minha vida. Eu sabia que, depois de a ter fotografado, era uma imagem importante, mas dificilmente poderia ter sonhado que se tornaria uma das imagens mais reproduzidas na história da fotografia”.

.

.

5-pound-note

Nota de 5£ de homenagem a Winston Churchill, com base na fotografia de Yousuf Karsh

.

.

O Banco de Inglaterra escolheu esta fotografia de Winston Churchill  para a nota de 5 libras, de homenagem àquele estadista, realizada em plástico e emitida em setembro de 2016.

A nota representa ainda: “uma visão de Westminster e da Torre Elizabeth do Banco do Sul que atravessa a Ponte de Westminster”, o Grande Relógio marca as 3 horas, quando “em 13 de maio de 1940, … Sir Winston Churchill declarou num discurso na Câmara dos Comuns: “Não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor. “Esta declaração é citada abaixo do retrato.” e a “imagem de fundo da medalha do Prémio Nobel, que foi premiado em 1953 pela literatura, juntamente com a redação da citação do prémio.”

.

.

.

Mais informação sobre a obra de Yousuf Karsh aqui.

Mais informação sobre a nota do Banco de Inglaterra aqui e aqui.

.

.

Atualizado em 2017.07.13.

.

.

.