FERNANDO LEMOS, PARA UM RETRATO COLETIVO EM PORTUGAL, NO FIM DOS ANOS 40, 2016

.

.

.

O Museu Coleção Berardo apresenta de 26 de outubro a 2 de abril de 2017 (inicialmente prevista até 31.12.2016) a exposição Para Um Retrato Coletivo em Portugal, no Fim dos Anos 40, de Fernando Lemos.

Esta exposição apresenta os fabulosos retratos feitos pelo surrealista Fernando Lemos (Lisboa, 1926), fotografados entre 1949 e 1952, em provas cromogéneas impressas em 2004, pertencentes à Coleção Berardo.

Os retratos são elaborados, complementados pelos títulos (surrealistas), retratos de pessoas do seu círculo de amigos, registados no seu atelier: artistas, escritores, poetas, músicos, atores, vultos da cultura portuguesa do seu (e nosso) tempo, uma geração de vultos, figuras intemporais da nossa cultura: Adolfo Casais Monteiro, Alberto Lacerda, Alexandre O’Neill, Alice Gomes, Costa Pinheiro, António Pedro, António Dacosta, Arpád Szénes e Maria Helena Vieira da Silva,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-6

Fernando Lemos, Vieira da Silva, 1949-52

 .

Augusto Figueiredo, Carlos Ribeiro, Carlos Wallenstein, Fernando Azevedo, Maria Emília Azevedo,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-10

Fernando Lemos, Maria Emília Azevedo, Quando não há porta, 1949-52

 .

Glícina Quartin, Jacinto Ramos, Jorge de Sena, José-Augusto França, José Blanc de Portugal,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-8

Fernando Lemos, José Blanc de Portugal, Escuta o vento da poesia e o sopro da música, 1949-52

 .

José Cardoso Pires, José Viana, Lucélia Farinha, Luís Pilar, Manuela Seixas, Maria Albertina Mântua, Marcelino Vespeira,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-2

Fernando Lemos, Fernando Azevedo, Vespeira, A dança dos animais, 1949-52

 .

Mário Cesariny,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-7

Fernando Lemos, Mário Cesariny, A mão secreta da escrita, 1949-52

 .

Mécia Lopes de Sena, Nora Mitrani, Roberto Araújo, Henrique Romeu Correia, Sara Valle, Sophia de Mello Breyner Andresen,

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-9

Fernando Lemos, Sophia de Mello, A guerrilheira, 1949-52

 .

Teresa Torga, Joaquim Teixeira, João Paulo Monteiro, José de Lemos, Manuel Correia, Maria Fernanda Carvalho Silva, e a sua mãe, Palmira Fernandes de Lemos.

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-3

Fernando Lemos, Fernando Lemos, Vespeira, Alexandre O’Neill, Manoel Correia, Fernando Azevedo, Reunião de Directoria, 1949-52

 .

A exposição termina com as notas biográficas breves dos retratados em torno de uma mesa com algumas das obras destes, que podemos consultar.

.

Para Pedro Lapa, curador e diretor artístico da instituição, estas 62 fotografias são “as mais surrealistas”. “Traça[m] um quadro muito específico de uma geração intelectual num dos períodos mais depressivos do século XX, o final dos anos 40, no pós-guerra. Há a expectativa da construção de um mundo novo, que em Portugal não se abria e em que o regime ditatorial endurecia”.

Na apresentação da exposição refere-se:

Entre 1949 e 1952, Fernando Lemos desenvolveu um impressionante trabalho fotográfico, que assumiu múltiplas direções.
Esta exposição reúne o vasto conjunto de retratos, que realizou no seu atelier, de muitos protagonistas do mundo intelectual, nos meados do século XX, em Portugal. Pela sua extensão, poder-se-á dizer que inventaria parte significativa de uma geração, encerrada num país isolado
e alheio ao mundo que despontava depois da devastação do conflito mundial.

Nestas imagens as fantasmagorias possibilitadas pelo recurso à múltipla exposição da fotografia tornam visíveis os movimentos da interioridade das personagens, que se desdobram em gestos e poses, ainda que pareçam condenadas à impossibilidade de um horizonte externo. Entre o valor documental de uma
época e a experiência estética que a interpreta, Fernando Lemos construiu a preto e branco o mais declarado retrato da solidão coletiva.”

.

.

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-4

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-1

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-5

exp-fund_berardo-fernando_lemos-fot_ant_bracons-11

António Bracons, Aspetos da exposição, Museu Coleção Berardo, 2016

 .

.

A folha de sala apresenta a nota biográfica dos retratados:

.

fernando-lemos-folha-sala-1

fernando-lemos-folha-sala-2

fernando-lemos-folha-sala-3

fernando-lemos-folha-sala-4

fernando-lemos-folha-sala-6

.

.

.