AUGUSTO BRÁZIO, OLHA PRA MIM, 2006

 

 

 

Augusto Brázio

Olha pra mim

Fotografia: Augusto Brázio / Texto: Eduardo Prado Coelho / Desenho gráfico: Pedro Falcão

Cruz Quebrada: Oficina do Livro / Dez. 2006

Português / 22,6 x 28,1 cm / 152 págs.

Cartonado / 3.000 ex.

ISBN: 9789895552498

 

 

augusto_brazio-olha_pra_mim-1

 

 

O Diário de Notícias publicou um suplemento, DNa, criado em 1996 e que terminou com o n.º 475, de 30.12.2005, ao fim de 9 anos de publicação. Dedicado a temas de cultura, criado por Pedro Rolo Duarte, também o editor, no editorial de 25.11.2005 (n.º 470), apresentava o que tinha sido a linha editorial do DNa:

O DNa é um suplemento do Diário de Notícias. Complementar significa, neste caso, acrescentar. O DNa deve acrescentar criatividade, reflexão, profundidade e personalização. Deve ser uma vez por semana o que o DN, pela sua natureza, não pode ser todos os dias (…) No DNa não procuramos objectividade nem verdade. Procuramos sinceridade, seriedade, e uma clara noção de ética (…) As matérias do DNa devem ser o reflexo dos factos no pensamento de quem os escreve. Não há uma entidade DNa – há a soma das identidades que o produzem. O anonimato é proibido e a ocultação do poder do autor no seu trabalho é sempre de lamentar. Cada imagem, cada palavra, cada traço têm um peso — e um autor.”

O DNa além de defender a autoria dos textos e imagens, tinha uma presença de fotografia grande e de grande qualidade. Essencialmente preenchido por crónica e alguma crítica, em cada número dominava uma extensa entrevista a uma personalidade portuguesa da cultura, da ciência, política ou outro campo. Esta entrevista era acompanhada por um conjunto de fotografias, tiradas regra geral numa sessão após a entrevista. Uma das fotografias, regra geral, fazia a capa do DNa.

Augusto Brázio acompanhou este projeto desde o início e é o autor dos retratos das personalidades entrevistadas. Assistia à entrevista e só então fazia as fotografias.

Sempre gostei muito destes retratos. A forma como mostra cada pessoa diz muito dela. Acompanhando a leitura da entrevista (no suplemento) ficamos a saber mais sobre cada uma. São verdadeiros retratos.

Um conjunto destas imagens foi reunido neste “Olha pra mim”. Todas estão identificadas com o nome, profissão e ano. Um magnífico álbum de personalidades portuguesas, em torno da viragem do milénio.

Vultos tão distintos como Inês de Medeiros, Pedro Lins e Albano da Silva Pereira, João Perry e Filipa César, Clara Ferreira Alves e Maria de Lurdes Pintasilgo, Fernando Mascarenhas e Rui Vieira Nery, João Lobo Antunes e Bento Domingues, António Gancho e Gonçalo Ribeiro Telles, para referir apenas alguns dos muitos nomes.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Augusto Brázio, Olha pra mim, 2006