UNIVERSIDADE À NOITE, COIMBRA, 1987-1990

Feliz Ano de 2016!

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Torre da Universidade, 1990   .   Torre da Universidade, 1990   .   Universidade, 1990   .   Faculdade de Letras, 1987

Rei D. Dinis, 1987   .    Escada de Minerva, 1987   .   Biblioteca Joanina, 1990

 

 

 

No tempo em que eu andava em Coimbra… a fotografia digital não existia ainda. Mesmos os computadores pessoais eram ainda muito poucos e muito caros. A internet merecia alguns debates alertando para as suas potencialidades e para o que se antevia que seria daí a alguns anos…

A fotografia era apenas em película, como foram feitas estas imagens. Captadas com tempos calculados, medidos pelo relógio e disparados na posição “B” do anel do tempo de exposição. Depois, em câmara escura, passadas das bobines para as espirais num espaço completamente escuro, encerradas no tanque de revelação e… luz acesa, reveladas, no ambiente próprio com o cheiro caraterístico e agradável (eu acho) dos químicos, acertadas as diluições e as temperaturas – lavagem, revelador, paragem, fixador e, por fim, a lavagem prolongada e secar, protegido de correntes de ar e de pó.

A Universidade vista à noite é diferente dos olhares diurnos.

A Torre, ex-libris da cidade destaca-se desde longe, ergue-se como o ponto mais elevado da colina, sobressaindo da Universidade. E, em redor, a Faculdade de Letras, o Rei D. Dinis, fundador e a Escada de Minerva junto à Biblioteca Joanina.

.

.

.