5.ª FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA, NOV. 2014

 

 

Da memória do ano de 2014, ficam algumas exposições, diversos eventos e a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa que, pelo 5.º ano consecutivo, ocupou, no último fim-de-semana de novembro, de 28 a 30, a Fábrica Braço de Prata (FBP), organizado pela FBP conjuntamente com “Os Novos Suspeitos”.

 

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (1)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (2)

 Para quem gosta de livros de fotografia, este é um momento especial: aqui se encontram um grupo significativo das editoras especialmente dedicadas à fotografia, a par das edições de autor e de projetos e maquetes editoriais: livros que não passaram (ainda) da maquete ou de uma tiragem única ou muito reduzida: são várias dezenas os que se apresentaram este ano. Diversas livrarias apresentam também edições internacionais, novos ou em 2.ª mão, alguns dos quais exemplares raros e esgotados.

Este ano estiveram presentes:

  5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (3)

 o Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico, com algumas das suas muito boas edições, os editores:

  5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (5)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (6)

 5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (4)

Ghost, O Homem do Saco, Paper View, Pierre von Kleist e Scorpio Network; os editores – galerias: 1359 Serviços Artístico – Livraria e Pickpocket Gallery; as livrarias: Alexandria Books, Bookhouse, Bshop – Loja do Museu Coleção Berardo, Livraria Braço de Ferro – a livraria da Fábrica Braço de Prata, Photo Book Corner e a 

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (7)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (8)

STET – Livros & Fotografias, além de: Eyesight, Ideias no Escuro, Céu Guarda e os autores estrangeiros (self-publishers): Joscha Steffens, Maria L. Felixmuller, Marco van Duyendijk and Xiaoxiao Xu e YHY-FYHM-Collective (You Have Your Family I Have Mine).

Foi ainda possível adquirir obras dos autores portugueses “self-publishers”:  5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (9)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (10)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (11)

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (13)

Ao centro: Fabrice Ziegler, programador de artes visuais da FBP

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (12)

Alexandre Simões, Ana de Sousa Alvim, António Proença de Carvalho, Arlindo Pinto, Carlos Gote Matoso, Elisabete Calixto, Fábio Cunha, Fábio M. Roque, Isabel Correia, André Alves, Filipe dos Santos Barrocas, Maria João Soares, João Miguel Baptista, João Pedro Marnoto, João M. Gil e Nuno Verdasca, Manu Taatayi, Nuno Barroso, Nuno Moreira, Paulo Alcobia e Rodrigo Miragaia.

Na globalidade os trabalhos apresentados são de grande qualidade, quer da fotografia, da impressão e do grafismo.

Houve oportunidade de visualizar projetos e maquetes de:  

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (14)

Bárbara Atanázio, Bruno Filipe Menezes, Henrique Vieira Ribeiro, Hugo Rodrigues Cunha, João Gaspar, Maria Lopes, Miguel Barradas, Miguel Henriques e Thierry Ferreira. Também aqui sobressai a qualidade dos projetos apresentados.

Paralelamente um conjunto de exposições e conferências sobre a fotografia e os livros de fotografias e outros temas conexos.

5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (15)

Este ano, esteve representada a Fotografia da Lituânia, pelo Kulturos Meniu e pela Lithuanian Photographers’ Association, dando a conhecer e permitindo a aquisição de diversas obras de fotógrafos lituanos.

  

É um momento para ver como a fotografia está viva no nosso país, nomeadamente a fotografia de autor, e como se faz muito – trazida pela mão das pequenas editoras que a ela se dedicam. É pois um fim-de-semana especial.

 

Faltam ainda muitos livros: as grandes editoras que também têm obras de fotografia e, sobretudo, as muitas instituições que também editam, mas que são elas próprias a vender, num circuito comercial muito reduzido e também, por isso, pouco conhecido – mas que permite preços mais baixos que os normais de mercado para o mesmo tipo de livros: quer instituições da fotografia, como o cpf – Centro Português da Fotografia ou o CAV – Centro de Artes Visuais, de Coimbra, tantos Centros Culturais do nosso país (como o da Figueira da Foz ou de Sines, só para citar dois que vêm de repente à memória), e tantas Câmaras Municipais, com obras sobretudo sobre o património ou eventos especiais, algumas de fotógrafos locais, outras de fotógrafos reconhecidos.

É certo que o espaço é reduzido, a logística é sem dúvida complexa e se os livros das grandes chancelas se encontram facilmente no mercado, os de outras instituições dependem das entidades que os editam para estarem representados, o que é naturalmente difícil.

  5FeiraLivroFotografia-1411-FotABracons (16)

Entre as exposições, destaque para trabalhos dos alunos da Escola Artística António Arroio, do curso de Comunicação Audiovisual – Especialização em Fotografia, que apresentaram diversos projetos de livros.

 

Para este ano de 2015 já se anuncia a 5.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, de 27 a 29 de novembro.